Este mês fomos convidados pelas Educadoras Filomena Tavares e Edite Correia, do Jardim de Infância da Ameijeira em Lagos, para levar alguns exemplares de invertebrados terrestres e aquáticos (de água doce) às suas turmas.

As turmas dos três aos quatro anos e dos cinco aos seis puderam ver algumas espécies vivas de aranhas, centopeias, escaravelhos, patinadores, piolhos-de-cobra, larvas de libelinha, carochas-de-água, notonectas, formigas, bicos-de-conta, cocheiros-do-diabo, tesourinhas, lagartas de borboleta-da-couve, entre outros. Os alunos aprenderam o que são invertebrados, qual a sua importância para o ambiente, onde vivem, como se locomovem, o que comem e ainda a diferença entre insetos e outros invertebrados.

No final, os alunos puderam desenhar o que viram e ainda avaliar a sessão. Foi impressionante constatar a grande curiosidade e espírito inquisidor da maioria das crianças, o vencer de alguns medos em relação a algumas das criaturas arrepiantes que levamos e a capacidade de retratar os animais nos seus desenhos sem esquecer as suas características mais importantes como o número de patas, antenas, teias, etc. Isto espelha sem dúvida, o trabalho diário das educadoras com estas crianças.